Pesquisar este blog

Menu colorido

Clique e salve aos seu favoritos, para você continuar depois.

Geradores de cartões

Gerador de vídeo

Atenção!
Antes de inserir o vídeo, selecione a rede social que pretende postar.


ANTIVÍRUS NO PC, E OS CUIDADOS NECESSARÍOS



Resolvi escrever aqui sobre este assunto porque acho que logo depois de aprender ligar um computador, todo usuário de internet deveria aprender sobre os perigos dos vírus.

Ainda tem muita gente que se assusta
com a detenção de vírus, mas passa o tempo todo entrando em redes sociais, pesquisas, baixando musicas e videos até em sites piratas, mas se esquecem de dar manutenção. E muitas vezes nem sabem o nome do antivírus que tem instalado em seu pc.

O que pretendo aqui não é dar nem uma lição moral, nem ensinar missa ao
vigário, mas alertar aos menos atenciosos sobre os perigos que tais inimigos pode nos trazer.

Pois basta termos um bom antivírus instalado e depois de algumas horas na internet abrir algum Email desses estranhos, que vem em nome de algum amigo para perceber que fomos vítimas de uma tentativa de infecção. isso repito: se você tiver um bom antivírus, pois ao contrario você já é vitima e só vai perceber quando ver por exemplo: Notar que seu orkut foi hakeado e que seus amigos estão recebendo e-mails em seu nome mas você não os-enviou.

Isto significa que você já pode "está" nas mãos da máfia da internet. E neste caso se você andou digitando alguma senha de sua conta bancaria ou do cartão de credito, é bom dar uma ida ao banco e conferir seu saldo.

Contudo não é difícil ir se livrando deles no dia a dia, pois graças a eficiência de grandes antivírus que podemos dispor; grátis ou pagos.

Mas é muito importante atentar para o fato de que mesmo assim precisamos dar manutenção. Ou seja: mandar o antivírus trabalhar. Fazendo atualizações permanentemente e escaneando pelo menos uma vez por semana.
Importante saber escolher um bom antivírus, que seja eficiente, seja leve e que tenha uma linguagem clara ao nosso entendimento.

Existe uma infinidade de antivírus, que até nos confunde na hora de escolher o mais seguro. Então resolvi fazer uma pesquisa visando principalmente os de uso gratuito e em português. Então claro!...Encontrei o AVAST, AVG , AVIRA, entre os mais usados. Recentemente surgiu o Microsoft Security.

E resolvi testar os quatro usando um em cada pc e escaneando um cd de arquivos muito suspeito que tenho. Obtive o melhor resultado com o avg e o avirá deram show! Detectando o maior número de ameaças. Então são estes que eu recomendo.

Já tive problema com a memória do pc infectada por um vírus, e quem me socorreu foi o pequeno e bom CLRAV da Kaspersky. (Guarde esse nome, você pode precisar um dia).
Não se deve usar mais de um antivírus no mesmo hd, pode dar conflitos. Mas existe uma solução importante. Se você usa se você dois HDs, ou um HD particionado com dois sistemas operacionais, pode-se  usar um antivírus em cada sistema e fazer verificação com os dois em todo computador (usando um de cada vez. É claro.)

Outra solução é usar um bom anti-malware como o bom malwarebytes, por exemplo. Ele auxilia seu antivírus, faz um serviço bem feito sem causar nem um conflito. Outro programa muito bom é o advanced system care, que além de vários serviços, verifica e remove spyware e adware, remove erros de registro, históricos de atividade e rastro de uso , arquivos temporários e recupera espaço de disco. Estas limpezas são muito importantes, pois pc limpo velocidade aumentada.

Então vai ai mais dois programas para lhe auxiliar: cclener e mvregclean. E por último para desentalar programa por completo do seu HD sem deixar rastro: revo-unistaller. Estas são dicas que acredito de suma importância para qualquer usuário de computadores com os sistemas da Microsoft.
VEJA TAMBÉM ASSUNTOS RELACIONADOS:




4 comentários:

Unknown disse...

Apareceu no meu computador um programa que se diz antivírus, o Psafe. Uma droga que acabou com meu PC e deu o que fazer para desinstalar. Se alguém tá passando por isso, segue um link que ajuda a remover esse inferno de programa: http://deletarpsafe.blogspot.com.br/2014/02/como-deletar-o-psafe.html

Hélio Soares disse...

Boa noite amigo.
Sua contribuição foi muito boa, pois milhares de usuários do Windows passam por este problema, sempre que instalam um ou outro programa no PC.
Obrigado.

Emília Pinheiro disse...

Esse site aqui também ensina a desinstalar, pra quem precisar. Tive que seguir os passos dele pra conseguir remover o Psafe. http://comodesinstalarpsafe.wordpress.com/2014/02/28/como-desinstalar-o-psafe-antivirus/

Douglas Rodrigues disse...

Esse Psafe apareceu do nada no meu PC e deu uma travada legal na minha máquina. Vou tentar removê-lo por esse link. Valeu!