Pesquisar este blog

Menu colorido

Clique e salve aos seu favoritos, para você continuar depois.

Geradores de cartões

Gerador de vídeo

Atenção!
Antes de inserir o vídeo, selecione a rede social que pretende postar.


COMO CONFIGURAR A BIOS PARA BOOT. FAÇA VOCÊ MESMO



Como configurar a bios para boot.
 Esta postagem vem complementar outra que escrevi  sobre particionar Hd usando o Gparted, que me obrigou a escrever esta, pois a ferramenta Gparted, vem sempre em arquivo extensão .ISO e neste caso, precisa-se dar boot pelo cd.
Além disso, é bom lembrar que muitas vezes um problema qualquer no sistema operacional, é por falta de um arquivo que foi corrompido por vírus ou outra falha, ou até mesmo um vírus que o antivírus não consegue eliminar e o melhor caminho, é fazer a formatação do HD, instalando um sistema novinho.
Os técnicos estão ai para isso, mas quem tem um cd do O.S nas mãos e sabe o procedimento correto, pode-se fazer isso em casa resolver o problema e ainda economizar uns trocados. Vamos descrever aqui, apenas o processo inicial, não trataremos agora de formatação, pois ela é diferente para cada sistema (Windows XP, Windows sete e Linux ubuntu, debain , fedora etc...). O que gastaria uma postagem para cada um deles e em um outro momento trataremos disso.
Para particionar Hd com a ferramenta Gparted é necessário saber configurar a bios. Este processo pode variar de uma bios para outra, é bom sempre consultar o manual da placa mãe para começar, mas o processo de ligar a maquina e esperar até ouvir o sinal de biip, é sempre o mesmo. Etão depois de ouvir o som de biip ou ao aparecer as primeiras caracteres na tela, pressione Del, delete ,f2(as mais comuns), ou outra de acordo com o a marca ou modelo. Que Dará inicio a uma tela
Assim, ou assim:
imagem  setup azus imagem  setup gigabytes

Use as teclas de navegação pra direita-esquerda, pra cima-pra baixo para escolher o comando “advanced”, “advanced Bios features”.
imagem tecla navegar

ENTER.
Conduza CDROM para condição de boot primário.
imagem setup windows xp azus Imagem advanced bios features

ENTER
Imagem  configurar a bios gigabytes

Aperte ENTER, f10 para salvar
imagem setup xp cd-rom imagem setup windows xp cd gigabytes

imagem setup windows xp cd-rom yes imagem setup windows xp yes gigabytes

Está pronto para usar o Gparted. Ou começar uma instalação nova. Quando terminar, não se esqueça de fazer o processo contrario, ou seja, deixando o HD como boot prioritário.





NÃO PERCA OS ASSUNTOS INTERESSANTES DA INTERNET, CRIE UM ATALHO PARA QUE VOCÊ POSSA REVER MAIS TARDE. CLICK AQUI E
VEJA COMO. OU CLICK AQUI E VEJA TODAS AS POSTAGENS.

Um comentário:

Anny Soares disse...

Ótima explicação bem ampla e de fácil entendimento parabéns....